Descubra o que fazer quando a infiltração vem do telhado

Confira as melhores dicas de reforma para 2021 e renove sua casa sem quebradeira
21 de dezembro de 2020
Mulheres na construção
22 de março de 2021

Imagine a seguinte situação: você planejou toda a construção da sua casa, foi atrás de materiais e profissionais adequados e, com a primeira chuva ou vento forte, tem infiltração pelo telhado. Frustrante, não é mesmo?

Para evitar cenários assim, hoje nós trazemos um texto sobre como prevenir e solucionar essas infiltrações. Então, acompanhe a leitura!

O que é e o que causa a infiltração no telhado?

Problema recorrente e que preocupa muita gente, a infiltração no telhado é um efeito que acontece quando a água entra em contato com as paredes ou quando se acumula na laje.

Os motivos para que ela aconteça podem ser vários, sendo os principais:

● Vãos entre as telhas e a estrutura do telhado;
● Falta de impermeabilização da laje;
● Ação do vento, o que ocasiona o desencaixe das telhas ou rachaduras;
● Chuvas fortes, o que acaba sobrecarregando o telhado, visto que não é projetado para suportar toda a carga d’água.

Como identificar uma infiltração?

Antes de resolver o problema, é preciso, num primeiro momento, identificar a infiltração.
No entanto, muitas pessoas não sabem como fazer isso.

Pensando em ajudar você nessa missão, listamos algumas consequências que a água pode gerar dentro de casa:

● Danos nas pinturas;
● Trincas nas paredes;
● Poças de água geradas por goteiras;
● Surgimento de mofo nos cômodos;
● Curto-circuito na parte elétrica.

O que fazer para solucionar o problema?

Quando há uma infiltração no telhado, ela precisa ser resolvida o quanto antes. Dessa forma, você evita que problemas ainda maiores surjam em sua casa.

Dentre as soluções possíveis, existe uma que é bem simples de colocar em prática: o uso de rufos na estrutura. Caso você não saiba o que são rufos, eles são peças moldadas e fixadas em determinados pontos do telhado justamente para que a água não se infiltre nas paredes.

Mas como ninguém quer ficar gastando sempre que um problema aparece, o melhor a se fazer é prevenir essas situações. Como? Veja a seguir!

Troque as telhas

Nem sempre as telhas que compõem o seu telhado são as ideais para a sua estrutura. Por isso, identifique a inclinação recomendada e tenha bastante cuidado na hora de escolher o material a ser utilizado.

Telhas de cerâmica e barro podem ceder e permitir a entrada de água mais facilmente.
Porém, quando o telhado é feito de zinco, é preciso ter a devida atenção na ventilação que precisa existir entre o telhado e o forro.

Em ambos os casos, o auxílio de um profissional especializado é recomendado.

Construa calhas

Item essencial para qualquer projeto, a calha possui a função de recolher e escoar a água de chuva que corre nos telhados.

Quanto aos modelos, fique de olho na região em que você mora, pois se ela for mais úmida, é necessário um material resistente à ferrugem e chuvas fortes.

Impermeabilize a laje

A impermeabilização da laje do seu telhado é fundamental para que a água não fique acumulada na região e, consequentemente, não se infiltre dentro de casa. Por isso, não se esqueça desse processo.

Invista em bons produtos

Nem todos os materiais de construção possuem a mesma qualidade. Então, pesquise bem e adquira tudo o que precisa em lojas adequadas.

A Comercial JD foi fundada em 1991 e trabalha, desde então, apenas com as melhores marcas do setor de construção civil. Portanto, se você é de Goiânia ou região, faça um orçamento conosco que a economia é certa!

Para conhecer um pouco mais da nossa história, clique aqui.